O Brasil não é chato

Só hoje pude ler ‘A moda somos nozes’ do amigo Oliveros e todos os posts que vieram a seguir. Estou tentando me situar ainda com todas as opiniões. Lembrei, dentre outras coisas, do Wisnik, na última edição do Fashion Marketing, que leu um trecho de um artigo do Caetano Veloso publicado no livro O Mundo Não É Chato:

“…Que grande mistério para o mundo é a evidente brasilidade de Gisele! Com esse prenome francês e esse sobrenome alemão, com esses cabelos alourados e esse tipo caucasiano, Gisele é tão brasileira quanto Garrincha. Quem conseguir explicar isso terá explicado o Brasil…”

O nosso Brasil é de Giseles, Garrinchas, São Paulo, Rio, Feira de Santana, Manaus, Chapecó. Pessoas interessantes, desinteressantes, normais, ‘anormais’ – esteticamente falando. Mas o que mais gosto desse Brasil é justamente essa mistura, é poder descobrir sempre coisas novas e boas na moda, na música, no teatro, no cinema, na dança, na gastronomia, no design, na rua. Ainda sinto que há preconceito em valorizar o que é daqui. Muitas vezes, muitas mesmo, precisamos daquele aval de fora pra olhar e dizer – hum, isso é bacana –. E vamos seguindo assim, sem olhar para os lados. Anos atrás fui para o Recife e numa noite caí lá no Marco Zero, no Recife Antigo. Um superpalco montado com apresentações de música regional – frevo, maracatu, coco, ciranda, xote, forró. E comecei a reparar em quem estava assistindo: jovens universitários cantando, dançando sozinhos ou acompanhados. E me perguntei: isso aqui é Brasil? Não deveria só ter gente velha curtindo? E depois me bateu um alívio e a certeza de que o Brasil é muito mais. Embora a turma de cá ainda desconheça o Brasil de lá.

Texto Caetano – ‘Quem não se orgulha de Gisele’ – originalmente publicado na revista Vogue Brasil, nº296, 2003

mercedes

Anúncios

~ por namidia assessoria de comunicação em 11 julho, 2007.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: