Casa de Criadores edição inverno 2008

Boa notícia: a Casa de Criadores volta a abrir o calendário de desfiles por aqui. Nos dias 27, 28 e 29 de novembro acontece no Shopping Frei Caneca a 22a edição do evento – que é o principal celeiro de novos estilistas, novos talentos do país – com as coleções de inverno 2008.

A primeira edição da então Semana de Moda aconteceu em junho de 1997, no Parque da Água Branca. Eu e Marcia estávamos lá trabalhando na assessoria de imprensa (na época a Suzana Schreiner era a responsável pela divulgação), então pra gente é incrível fazer parte disso tudo hoje, agora pela namídia. Fico até arrepiada de lembrar, rs…O grupo na época era formado pela Sommer, Annelise de Salles, Elisa Stecca, Jeziel Moraes, Martielo Toledo. Tudo era tão inspirador, tão promissor. A idéia desde sempre foi do querido André Hidalgo, que queria reunir uma turma de estilistas que ainda não atuassem no circuito comercial. Deu tão certo que a Casa de Criadores completa 10 anos esse ano.

Daqui saíram nomes como Cavalera (na época a Thaís Losso assinava o estilo com a Taciana Menezes, que hoje está na Zoomp), Icarius Menezes, Mareu Nitschke (logo depois que saiu da Zapping), Marcelo Quadros, Ronaldo Fraga, Jum Nakao, Carlota Joakina, André Lima e tantos outros nomes talentosos da nossa moda. Ao lado do São Paulo Fashion Week, a Casa de Criadores (pra mim) é responsável pela construção da história da moda brasileira. Assim como foi o Phytoervas Fashion (desse eu não participei :() e a Phabrica (embrião do MorumbiFashion Brasil)..

Além de revelar tantos nomes, a Casa de Criadores revelou também uma São Paulo alternativa, pouco explorada, pouco vista. Que desafio levar a imprensa de moda, formadores de opinião para espaços como o Viaduto do Chá, o Shopping Light, Hospital Humberto Primo, a Estação Julio Prestes…Mas quem comparecia, saia maravilhado com a combinação do evento, com a imagem. A moda tem que surpreender, tem que inspirar, tem que causar um certo desconforto. E acho que o evento sempre teve esse propósito.

Uma pena que os nossos veículos ainda custem a comprar a idéia, a divulgar. Cadê esses estilistas nos editoriais de moda, nas colunas, nas notícias. Difícil a roda girar se a mídia não fizer também o seu papel. Esses talentos não podem ficar confinados apenas aos ateliês, aos guarda-roupas dos mais antenados que estão sempre em busca do novo e pesquisam e vão atrás. Eles precisam vender, alcançar um número maior de pessoas, serem testados, julgados. Caso contrário, a moda que pede pelo novo, que precisa do novo, não conseguirá virar a página. E estamos tão cheios da mesmice, do tudo igual. As revistas de moda precisam vender e por isso batem na mesma tecla, mas elas precisam ousar, apresentar um novo olhar, uma nova forma. Se não elas, quem! hehe, momento desabafo.

Bem, semana que vem divulgamos o line-up dos desfiles e as ações que o André preparou, ainda dentro das comemorações pelos 10 anos de evento. A Brastemp (viva!), pela segunda vez consecutiva, entra como patrocinadora e ajuda a apresentar um evento redondinho para celebrarmos a moda, o novo, o André, que além de querido é guerreiro.

por mercedes

~ por namidia assessoria de comunicação em 25 outubro, 2007.

11 Respostas to “Casa de Criadores edição inverno 2008”

  1. […] o calendário de moda nacional. No blog da NaMídia, assessoria do Casa de Criadores, tem um textinho incrível contando da história e da trajetória do evento, que super vale ser lido pra gente entender e […]

  2. Olá, boa tarde.
    Li a matéria sobre a Casa dos Criadores e fiquei bastante interessada em saber desses novos nomes de estilistas que tem uma proposta inovadora e descolada.
    O meu interesse se dá pois estou montando uma loja em Recife com esse foco, é uma cidade carente desse estilo: mais alternativo, despojado e com um toque de sofisticação.
    Eu estarei na Casa dos Criadores no final do mês mas, se você pudesse me fornecer os nomes desses estilistas, seria interessante para quem sabe, fazer parcerias na minha loja.
    Fico aguardando um contato!
    Abs, Carolina.

  3. Olá Mercedes,

    Adorei o que vc escreveu. Também concordo que a Casa é tudo. Na realidade, eu gostaria de poder entrevistar cada um dos estilistas antes do evento. Procurei pelo contato de assessoria do Walério Araújo e não encontrei… Será que vocês tem o contato das assessorias de todos os estilistas que participarão do evento? Aguardo o line-up e o contato de vocês.

    Beijos,

    Natalie*

  4. adorei seu comentario nao conheço vc mais tenho plena certeza de que quer estar com algo numa passarela diferente . no caso sou estilista autonomo nao tenho muitos recurços para um a divulgaçao de meu trabalho , trabalho com alta costura ate moda praia tenho um bom traço . quero saber como eu faria para participar desse evento, moro em fortaleza, presto trabalho para algumas confecçoes [frilance] e o que eu mais quero e poder realizar meu desfile ja tentei no dragao fashion de 2004 mais por conda da conduçao acabei chegando atrazado.mandei uma peçaspara salvador ,para o barrafashio de 2006 uma pena chegou um diadepois da seleçao e muita sorte!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! mais mem ajudou muito ao ver oq ue e uma boa coleçao e o que deve ser apresentada nela , e sua proposta .
    vou tentar participar do oi fashion tuor Recife.estive no rio e pasei no atelie de carlos tuvfson, fui atendido por flavia leal maravilhosa onde ficou com alguns crooks,e poderia ver se arranjaria algo para mem tenho 21 anos e quero colocar o brasil na cadeira de moda do mundo se tiver ao meu alcance sei que a batalha vai ser dua mais Deus mem ajudara e junto de quem estar ao meu lado .sou de familia hulmilde onde nao facilita muito as coisas obrigado espero que vc por favor leia e que deus te abençoe e se caso relmente estiver afim de conhecer meutrabalho entre en contato agaradeço muito se caso querira ligar 085 87750382
    beijos, eabraços
    hairys warggas araujo

  5. Bom adorei a casa dos criadores.Mais gostaria de saber, por que não há cachê para as modelos escolhidas em casting???mas foi maravilhoso conhecer o evento!
    beijos e até a próxima temporada.

  6. Oi tudo bem! sou de goiania e gostaria de saber quais são os criterios para tá participando desse evento que um dos melhores breço de criadores de moda brasileira .sou designer de moda é já faço algums trabalhos em goiás gostaria muito de tá participando da proxima edição mim ajuda um forte abraço . direcionado a produção da casa dos criadores Brasil …

  7. genival, tudo bem?
    você tem que entrar em contato com o andré hidalgo, que é o idealizador do evento e mandar um projeto. anota o e-mail dele: andrehidalgo@uol.com.br

    boa sorte!
    abs, mercedes

  8. Sou uma nova estilista com vontade de mostrar meu talento, quero saber como participar da casa dos criadores.
    Aguardo ansiosa a resposta.

  9. Gostaria de saber como praticipar da Caso dos Criadores. Fabrico Jóia Artesanal .
    Atenciosamente,
    Heliana

  10. Gostaria de participar deste evento. Como devo proceder?

  11. Gostaria muito, mas muito mesmo, de participar da Casa de Criadores como devo fazer??
    Camila

Deixe um comentário

 
