A visão de Paulo Coelho sobre a moda

O jornalista Alcino Leite Neto publicou em sua coluna Última Moda, hoje, na Folha de São Paulo, uma pequena entrevista com o escritor Paulo Coelho. Eles se encontraram em Paris, no desfile do estilista Elie Saab.
O fato é que o escritor celebridade me ganhou com o seu pensamento sobre moda e luxo.

Abaixo trechos da entrevista:

Folha – O que pensa da moda
Paulo Coelho – As pessoas têm preconceito em relação à moda, mas ela é parte do espírito dos dias atuais. Minha geração, que foi a dos hippies, criou não apenas uma maneira de pensar, mas também um jeito muito especial de vestir. A criação de uma moda tem a ver com isso: dizer que você pertence a esse tempo e a um certo grupo. Até o uniforme do soldado não deixa de ser moda nesse sentido.

Folha – Você se sente incomodado pela maneira com que a moda incentiva o luxo e o consumismo
Coelho – Acho que o consumismo já foi pior do que hoje, como na época dos yuppies. Quanto ao luxo, será que ele é feito para impressionar os outros(interrogação). Quando a moda se transforma em pura demonstração de poder, ela se torna algo absolutamente injustificável. Até hoje não consigo compreender por que alguém precisa ressaltar que é mais rico que do que o outro. Na França, Luís 14 instituiu o código da moda no século 17, e é esse código que ainda controla a França. Mas, se você for ao Vale do Silício, na Califórnia, não vai conseguir distinguir os milionários das demais pessoas. Para mim, a moda é uma coisa mais profunda do que o luxo.

Folha – O sr. acha que os brasileiros se vestem bem (interrogação)
Coelho – Penso que sim, embora às vezes exagerem na tendência de copiar o que acontece no exterior. O brasileiro se veste bem porque se veste à vontade. O luxo é incompreensível, a moda depende de características culturais, mas a elegância está ao alcance de todo ser humano e é fundamental para ele. Até a postura de meditação é elegante. Ter os pés firmes na terra, a espinha ereta e a cabeça erguida é uma postura elegante, porque faz você se sentir melhor fisicamente mas também porque te dá dignidade.

gal_atualidade.jpg

por mercedes (que na adolescência devorou brida, as valquírias e o diário de um mago)

Anúncios

~ por namidia assessoria de comunicação em 7 março, 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: