Momento saudosista – Zoomp e Forum

 

De cima pra baixo: imagem do “Pequeno Livro Zoomp dos Sentidos”; Tina Turner wearing jeans em foto de Peter Lindbergh para PHOTOJEANIC e Gisele interpretando ‘Alice’

 

Foi-se o tempo em que as marcas de moda (pelo menos daqui) investiam em belos catálogos. Quando comecei a trabalhar com assessoria de imprensa parecia uma competição. Ficávamos ansiosas pra conferir quem ia fazer a peça mais incrível da estação.

Posso estar enganada mas, puxando o meu arquivo, acho que foi a Vivavida (lembram dela?) a primeira a investir em modelos e locações internacionais – a top model Chris Turlington foi uma delas; Israel um dos cenários. Pelo menos pra mim, o “embate fashion” ficava mesmo entre Zoomp e Forum. 

 

Foi o primeiro grande trabalho de Gisele Bundchen o desfile e o livro-catálogo ‘Alice no País das Maravilhas’ – o Miguel Falabella fez o papel do gato no célebre desfile no MorumbiFashion Brasil -, que a Zoomp criou. Aposto que quem tem o livro não empresta, não vende e não aluga. Eu pelo menos não. Era o inverno de 1997. As fotos foram feitas em Holambra e, além da bela Gisele, tinha ainda o Douglas Rasmussen (o meu preferido!!!), as gêmeas Carolina e Isadora Krieger (quando apenas modelavam), a lindíssima Gisele Zelauy; a direção de arte foi do Rico Lins; as fotos do Willy Biondani; textos do Carlos Nader; a criação (reparem só) foi da Denise Basso, Graça Cabral, Marcia Matsuno, Paulo Borges, Rico Lins, Veronica Campos e também do Willy Biondani e do Carlos Nader. Direção geral, Renato Kherlakian.

 

 

E a marca do raio não parou por lá. Para divulgar o verão de 1998 concebeu o ‘Pequeno Almanaque Zoomp dos Sentidos’ (quem tem? Eu tenho!).  Dava até gosto de batalhar pela divulgação (o que não foi nada difícil tendo em mãos um material daqueles). Euzinha mesma viajei com a equipe do marketing para várias capitais do país para pequenos eventos de lançamento com a imprensa local. No Rio e em Belo Horizonte as festas foram bombadíssimas, com direitos a tendas com salas representando cada um dos sentindos!!!

A equipe de criação foi a mesma, mas contou com a consultoria chique da Isabela Prata que selecionou obras e artistas que fizeram parte do trabalho com citações, textos, imagens – Arnaldo Antunes, Hélio Oiticica, Lenora de Barros, Mario Cravo Neto, Rochelle Costi, só para citar alguns. Fernando Lazlo fotografou as modelos, então novatas, Adriana Restlé, Ana Claudia Michels, Carolina e Marianna Bittencourt, Sabrina Gasperin (que ilustra a capa).

 

Da Fórum tenho o maravilhoso ‘PHOTOJEANIC – THE JEANS CULT’. O Giovanni Bianco arrasava e já inovava. O livro conta com fotos de pessoas usando (claro!) jeans, fotografadas pelos melhores fotógrafos daqui e de fora. Alguns: Thelma Vilas Boas, Claudia Guimarães, Bob Wolfenson, JR Duran, Gui Paganini, Marcelo Krasilcic, Paulo Vainer, Cristiano, Peter Lindbergh, Terry Richardson, Emanuelle Bernard. Textos de Érika Palomino, Fernando de Barros, Regina Guerreiro, Costanza Pascolato. O lançamento do livro aconteceu no MAM em julho de 1998. O único ponto negativo pra mim: todos os textos em inglês. Carecia? Como se esse material não estivesse à altura do mercado brasileiro?

 

Tufi wrote:

 

Jeans

New or old

Blue or any color.

Used by all regardless of social class.

Modern, classic or vintage.

Cult and timeless object.

Here and all over the world

I make them, wear them, love them.

 

 

E antes que alguém me pergunte, as coleções estavam lá! Mas não era só isso que o marketing queria divulgar. Existia, de fato, um conceito, uma história por trás. E essas histórias eram tão bem construídas e elaboradas que as marcas viravam objeto de desejo. E vendiam muuuuiiiitooo bem, obrigada! Naquele tempo nera quase impossível competir com elas. A Zoomp e a Forum, por exemplo, eram AS MARCAS de todas as melhores butiques espalhadas pelo país. Sem contar as franquias, uma ou mais em cada capital.

 

Um post saudosista? Acho que sim! Levando em conta os últimos acontecimentos do nosso mercado da moda é quase impossível imaginar que trabalhos assim voltem a surpreender o nosso olhar, o nosso desejo. Pergunto se as novas equipes conseguiriam ‘sentir’ tão bem as histórias dessas marcas a ponto de (re) contá-las de forma ousada, inovadora, como elas mesmas fizeram um dia. Ou devemos fechar os livros e aguardar novas histórias???

 

P.S.: Agradecimento especial ao casal Cris e Fred e a querida Márcia Matsuno que me deram o ‘Pequeno Livro Zoomp dos Sentidos’. O que era meu foi tomado emprestado por alguém que nunca se identificou e nunca colocou de volta no lugar em que estava na namídia. Many many thanks!

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~ por namidia assessoria de comunicação em 6 maio, 2008.

7 Respostas to “Momento saudosista – Zoomp e Forum”

  1. que post mais legal, adorei! e quero mointo folhear seus livrinhos na próxima visita! =)

  2. Fê, pra vc eu empresto com o maior prazer!
    sugar kiss

  3. Gostei do post também! Fiquei com vontade de ter todos os catalogos, lógico. Posta pra gente ver!

  4. meninas,
    tudo bem com vcs?
    saudades!
    de vez em quando vejo bisbilhotar o que vcs indicam de bom e esse post tem tudo a ver com o que estou fazendo!
    tambem queremos criar mais catalogos e peças que comuniquem um pedacinho de historia do comportamento de uma epoca agregando moda e arte na http://www.brandaporter.blogspot.com.
    beijocas saudosas e nos vemos na spfw

  5. Juli!!! Saudades de vc também!
    Tô entrando já no brand-à-porter!bjs, me

  6. arrazou no post… tinha aquele também da Ellus de 1997, inverno clicado pelo Bob Wolfenson… recuerda? esse e o da Forum, da mesma estação, foram minhas primeiras imagens de moda… mto, mto bom!

  7. cara… é mesmo os catálogos…
    e o Douglas Rasmussen tbem era o meu preferido… ele fez depois um outdoor fixo na Av Paulista para a Colombo… passava por lá só pra admirar…

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