FRAGMENTOS III – ‘A grande compradora’

Suponha-se que as mulheres se desinteressassem de repente de maquiagem, não prestassem mais atenção às vitrinas e que as inovações dos cabeleireiros as deixassem indiferentes. Suponha-se que o desejo de agradar desaparecesse de seus corações.

Esses fenômenos, caso acontecessem, desencadeariam logo reações em cadeia que a terminologia atual classifica como: análise de motivações, estudo de mercados em potencial, psicotestes etc.

O ciclo, provavelmente, terminaria com uma grande promoção de vendas, de acordo com as técnicas modernas, a fim de que os rostos voltassem a ser maquilados, as vitrinas admiradas, e o cabeleireiro retomasse sua posição de divindade familiar.

O gosto de uma rainha, ou mesmo o de uma estrela, não são mais, atualmente suficientes para o estabelecimento de um estilo, ou venda de um produto. As companhias de publicidade sabem, por exemplo, que é preciso sondar os corações femininos; analisar os porquês; verificar os artigos comprados num ano e num dia; fazer perguntas; interrogar vendedores e codificar, em seguida, os dados obtidos em colunas que permitam tirar conclusões, as quais servirão de base para novas diretrizes.

São pesquisas deste gênero que permitem constatar o estado permanente de inquietação da consciência feminina e medir até que ponto, no capítulo das compras, a mulher  – essa grande compradora  – se deixa influenciar na aquisição de um artigo. Não é à toa que cerca de 90% de toda a publicidade deste mundo seja dirigida à mulher.

Agradar à mulher! Eis, condensada em três palavras, a razão de ser, não só da quase totalidade do comércio, mas da maior parte dos empreendimentos humanos, quer estejam, ou não, interessados em vender mercadorias às mulheres!

Clarice Lispector – ‘SÓ PARA MULHERES’, página 27

Texto originalmente publicado no Correio da Manhã, 3 de julho de 1960, por Helen Palmer

clarice

Por: Mercedes Tristão

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~ por namidia assessoria de comunicação em 9 janeiro, 2009.

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