E os monstros chegaram!

Há mais ou menos seis meses, meu namorado/noivo me chamou até a sala para ver o trailler de “Onde Vivem os Monstros”, filme que estreou dia 15, em São Paulo. Na ocasião, o longa até parecia interessante, bem feito e sutilmente fora do convencional. Mas por que ele fazia tanta questão que eu conhecesse uma fábula infantil? O que tinha de tão atraente em um filme baseado em um clássico norte-americano de 1963, escrito e ilustrado por Maurice Sendak?

Conversa vai, conversa vem, descobri que quem estava por trás da adaptação cinematográfica do tal livro era ninguém menos que Spike Jonze, diretor de “Quero Ser John Malkovich” e “Adapatação”. São dele também alguns clipes bem legais como Praise You (Fatboy Slim) e Elektrobank (The Chemical Brothers), este último, com a atriz e diretora Sofia Coppola atuando como ginasta. [Uma curiosidade: depois do clipe, Sofia e Jonze foram casados por quase cinco anos.]

Agora que “Onde Vivem os Monstros” foi lançado por aqui, outro ponto me chamou atenção: o fato de o roteiro ter sido desenvolvido a partir de pouquíssimo texto. A surpresa veio ao ler a crítica de Ricardo Calil para a Folha de S. Paulo do último dia 07 de janeiro. Realmente, Calil, haja trabalho para converter em narrativa de cinema “um fiapo de trama”, a respeito de um menino de oito anos que, depois de uma discussão com a mãe, “foge para um mundo fantástico habitado por monstros, transforma-se em rei e lida com o comportamento instável das criaturas”.

É ou não um bom exemplo de competência e criatividade?

Vivian

Para conhecer mais sobre Jonze, vale procurar pela série em DVD “The Work of Director”, com entrevistas, documentários, “raridades” e 16 clipes musicais;

** O livro “Onde Vivem os Monstros” (em inglês, Were the Wild Things Are) foi lançado recentemente no Brasil pela Cosac Naify.

Anúncios

~ por namidia assessoria de comunicação em 16 janeiro, 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: