Meu maracatu pesa uma tonelada

Esse ano o meu carnaval vai ser incrível! Dia doze estou embarcando para Recife. Para a terra do maracatu!

A minha paixão por esse ritmo nasceu há uns 4 anos. Comecei a ouvir Nação Zumbi, Cordel do Fogo Encantado, Comadre Fulozinha… Não são grupos que tocam especificamente maracatu de raiz, mas são recheados de alfaias, xequerês e de bons pernambucanos.

Não me lembro bem quando, e nem como, mas acabei indo parar em um curso de maracatu com o pessoal do Estrela Brilhante, uma nação de maracatu do Recife. O ritmo ganhou toda a minha simpatia. A história, os instrumentos, tudo. Bate no peito, e bate forte. O curso durou 3 meses. Foi lindo, mágico… Mas onde eu ia continuar a ouvir esse batuque contagiante aqui em São Paulo?

Encontrei o Bloco de Pedra. Um grupo de maracatu que se reúne todos os sábados na Escola Alves Cruz, na Vila Madalena. Faça chuva (o que nesses tempos é importante saber) ou faça sol, o grupo está pronto para mais uma tarde de batucada! 

O mais incrível de tudo é que qualquer pessoa pode chegar lá no Bloco, se inscrever e participar das aulas de iniciação. Rola até um batizado quando você conclui o curso para poder participar das apresentações.

Eu recomendo para agora, para depois do carnaval e para o ano todo!

Serviço:
Todos os sábados, das 15h as 17h
Local: Escola Estadual Prof. António Alves Cruz , rua Alves Guimarães 1511
Preço: Atividade gratuita.

Por Gabriela

~ por namidia assessoria de comunicação em 25 janeiro, 2010.

Deixe um comentário

 
