A primavera da Prada

Segundo a filosofia chinesa, o trabalho de um ano inteiro depende de um bom começo na primavera. Foi assim que a Prada recebeu a primavera no hemisfério norte, este ano, com o curta First Spring, um vídeo-lookbook que apresenta sua coleção masculina primavera/verão 2010.

Da China, veio a inspiração e também seu criador, Yang Fudong, um dos nomes mais incensados da videoarte contemporânea daquele país. Rodado em preto e branco, o curta de nove minutos reproduz a atmosfera noir decadente da Xangai nos anos 30 e 40, e insere neste contexto de fantasia as criações da Prada para homens.

A idéia não é tão inédita nem para a Prada, que já havia divulgado os óculos Butterfly com uma animação inspiradora, mas a proposta de lookbook em vídeo pode ser uma solução para apresentar coleções de forma conceitual e inteligente, já que o Youtube é uma febre.

O melhor é que não é um formato que exige muito investimento, o que é bom para marcas que estão começando. Quando soube do vídeo da Prada por uma amiga editora, logo lembrei de ter acompanhado a filmagem de um vídeo-desfile da estilista Raquel Gaeta para o Projeto Lab, da Casa de Criadores, em 2006. Não foi preciso nenhuma estrela da videoarte internacional – apenas uma câmera na mão, além de beleza, styling e edição caprichados, feitos por amigos. O cenário era um bar na rua Cardeal Arcoverde, em São Paulo, onde a modelo circulava da cozinha para o balcão, comprindo atividades bem prosaicas como lavar copos, mas a cada minuto com um look diferente. Simples, mas com aquelas roupas, não precisava de mais nada!

Ah, para quem se interessar, o vídeo First Spring está aqui:

graziela

Anúncios

~ por namidia assessoria de comunicação em 12 maio, 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: