A FLOR DA PELE

O que Pedro Almodovar e Helmut Newton têm em comum? A pele é a resposta. Muito além de um simples tecido celular sensível, essa manta carnal, transmissora de dor e portadora de desejo,se transformou no objeto de obsessão destes dois lapidadores de imagem.

O dramático cineasta espanhol, fascinado pela mística do poder feminino, reconhecido por permitir que seus personagens (sem qualquer cruzador estelar ou sabre de luz) ecoem a imensidão do universo interior contida no ser humano; um oceano familiar, porém sempre desconhecido. Em “A Pele que Habito” (La Piel que Habito, original em espanhol), suamais recente trama, o diretor toca na derme humana para narrar além do concreto, além do sexo, para alcançar a transformação. Uma capacidade, um potencial, tão presente, tão constante e às vezes tão despercebido aos olhos dos homens.

Com uma narrativa a cerca de obsessão, vingança, paixão e discussão entre gênero e sexo; o diretor transmite a metamorfose humana e a fidelidade à identidade como instrumentos de preservação de vida.

Para delinear a transgressão, o proibido materializado, Almodovar recorre ao legado estético do fotógrafo alemão Helmut Newton. Articulador de olhares, produtor de imagens altivas, tratando o gênero como uma roupa possível de ser vestida sobre qualquer sexo. O fotógrafo que cristalizou a imagem da “mulher Vogue”, colaborou para construção da imagem da dupla encarnada por Antonio Banderas e Elena Anaya, em especial no perfil da personagem da atriz espanhola, figura ambígua, de força sensível,sempreinsinuando aeminência de uma tragédia.

Jean Paul Gaultier, o enfant terrible da moda francesa, com seus códigos andrógenos de ousadia, produziu detalhes de styling dessa transgressão. Em especial, na cena catártica de, Vera Cruz (personagem de Elena Anaya), o desfecho é protagonizado com uma peça Gaultier pour Homme verão 2011.

Em sintonia com o pensador uruguaio, Eduardo Galeano, o Almodovar encerra essa obra deixando seu recado: “somos o que fazemos, principalmente o que fazemos para mudar o que somos”.

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~ por namidia assessoria de comunicação em 23 novembro, 2011.

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