SIMPLESMENTE CHANEL

Impor ao mundo a própria imagem como sinônimo de elegância. Essa pretensão foi a conquista de Gabrielle Chanel. Órfã de mãe e abandonada pelo pai, a garota solitária, nascida em 19 de agosto de 1883, tornou-se a mulher que construiu um império através do estilo.

O apelido Coco surgiu das fracassadas tentativas de ingressar no mundo dos palcos. Uma referência às duas únicas canções do repertório de Gabrielle, “Ko-Ko-Ri-Ko” e “Qui qu’a vu Coco”; o público a chamava com a palavra comum em ambos os refrões. Auto-intitulada a primeira mulher do século XX, Mademoiselle Chanel foi responsável pelas maiores transformações visuais do vestuário feminino.

Abolição do espartilho, libertação da cintura, o uso de formas retas e tubulares, apropriação de peças do universo masculino entre outras ousadias e atrevimentos (como o uso do jérsei; usado apenas na confecção de roupas intimas até então).

Essa visionária fez da necessidade sua maior inspiração. A estilista transformou sua condição de simplicidade em regra de bom gosto. Surge o minimalismo chic, silhueta levemente geométrica e precisamente ornamentada. Uma imagem que seria adotada (juntamente com um cheiro inconfundível, o Chanel nº 5) por uma legião de mulheres cansadas do vestuário excessivamente decorado.

A androgenia, o binômio preto e branco e as inspirações barrocas. Com o desejo de fazer uma moda que dure para sempre, o vocabulário Chanel tem códigos constantes e sem nenhum receio de repetição. Faleceu no dia 11 de janeiro de 1971, aos 87 anos, em sua suíte particular no hotel Ritz. Muito além de pérolas, correntes, camélias e matelassê; Mademoiselle deixa um legado, um estilo… Simplesmente Chanel.

Refererências: “A Era Chanel”, Edmonde Charles-Roux, Editora Cosac e Naify.

Anúncios

~ por namidia assessoria de comunicação em 16 março, 2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: